PARALIMPÍADAS&CAPACITISMO-POR MADIS

PARALIMPÍADAS : uma oportunidade para acabar com o CAPACITISMO

Existem conceitos que já são debatidos e ganharam destaque nos últimos anos, entre eles: Ageísmo, Idadismo, Etarismo, Sexismo , Racismo, Homofobia e talvez o Capacitismo, seja o conceito que você menos tenha ouvido em relação à discriminação ,pois possuem baixa representação política, social, econômica.

O capacitismo, é uma atitude preconceituosa e discriminatória ,que vê a pessoa com deficiência inapta para o trabalho e incapaz de cuidar da própria vida, esquecendo que primeiro vem a pessoa e depois a deficiência.

O preconceito está enraizado na sociedade, que você nem imagina que a linguagem do dia a dia, pode ofender pessoas com deficiências.

Os exemplos estão por toda parte na cultura popular, e provavelmente você mesmo já usou algumas expressões:

Essas frases, sabemos que não são intencionais, elas funcionam como qualquer outra gíria: as pessoas as repetem porque ouvem outras dizerem, usando sem discernimento.

Sabemos que para eliminar o capacitismo do seu vocabulário será um processo contínuo, você pode tropeçar no início, mas entendendo a comunidade com deficiência, conversando e ouvindo , você vai a construir um vocabulário mais inclusivo.

Quer um exemplo: ao invés de dizer que fulano “se fez de surdo”, você poderia falar que ele “ignorou” ou “decidiu não se envolver”, simples assim.

O Brasil terminou as Paralimpíadas de Tóquio na sétima colocação do quadro geral de medalhas, foram 22 ouros, 20 pratas e 30 bronzes, diante desse quadro, vamos entender a importância de acabar com o CAPACITISMO.

Os atletas paralímpicos querem ser conhecidos pelos seus feitos esportivos, pelas vitórias, talvez até pela forma como superaram as dificuldades que fazem parte da rotina de um atleta: lesões, covid, falta de estrutura para treinar, entre outras, por isso, é importante que o público e a imprensa deixem de se referir aos atletas como um exemplo de superação. Acesse: https://brasil.elpais.com/esportes/jogos-olimpicos/2021-09-05/os-medalhistas-do-brasil-na-paralimpiada-de-toquio.html

PARALIMPÍADAS de Tóquio , mostrou que não devemos olhar para DEFICIÊNCIA e sim EFICIÊNCIA

Não é SUPERAÇÃO é TREINO.

Pessoas com deficiência merecem respeito e acessibilidade.

Uma dica: Um dos primeiros passos para acabar com CAPACITISMO, é saber de sua existência, muitas pessoas nunca tiveram contato com o assunto, por isso a importância de esclarecer e divulgar e informar sobre seus impactos na sociedade e no ambiente de trabalho.

Maria do Carmo- Madis

Empreendedora Digital 60+ Ativista do Movimento #STOPIDADISMO

Co-Idealizadora do Projeto Envelhecer com Estilo e 50 Mais Aprendiz Digital

Objetivo: – Inspirando,Incentivando,Conectando Sênior na Mídias Sociais

Podcast:   https://anchor.fm/madis60mais

Fale conosco: https://apptuts.bio/madis-maria-do-carmo-e-cunha

Cartão Digital : https://card.digital/madisempreendedora60mais/

Fonte; envelhecer com estilo

MADIS

Maria do Carmo -Madis, Socióloga com Pós-Graduação em Recursos Humanos (FECAP), na minha vida profissional atuei na área de Rh&Depto Pessoal em Hospital e Empresa de Prestação de Serviços, como Gestora. Aposentada, com 69 anos, Não estou na Terceira Idade, Não estou na Melhoridade , mas com certeza estou na Oportun/IDADE , de conhecer novos projetos, novos sonhos e apesar das divers/IDADE que surgirem enfrentar com a certeza de aprendizado. Acredito que a vida é feita de escolhas e você é fruto dessas escolhas ,e o que ocorre é que a maioria das pessoas não estão disposta a aprender novos desafios ou superar seus próprios limites . Por isso, tomei a decisão de REINVENTAR a minha vida e aprender ser uma Empreendedora de Internet Marketing 60+. A verdade, é que a percepção de que mudar dá trabalho assusta e há também ,o medo do risco que costuma ser o principal sabotador de quem quer viver de outra maneira. Mas ele precisa ser encarado. "Mudar exige sair da zona de conforto". Nunca é tarde demais para fazer coisas novas e empreender pode ser uma ótima escolha. "Mudar não é difícil, mas exige dedicação, persistência e treino, leva tempo e se não tivermos atenção e dedicação, corremos o risco de voltarmos ao padrão antigo sem perceber". É importante saber que quando você cria coragem para mudar, o mundo vai resistir. Você é bombardeado de mensagens de que não é o momento", “para que isso”, ” VOCÊ está aposentado”…. Mais nessa jornada, além dos céticos, você também vai encontrar pessoas muito inspiradoras. Foi assim que aconteceu comigo conheci a Internet Marketing e o Marketing de Afiliados, através da minha irmã (Ana Esmeralda Lucas), que já trabalha com isso, a mais de 05 anos, com uma renda excelente. O Marketing Digital, permite usar o seu espírito empreendedor em prol de negócios feitos online, usando suas habilidades para vender produtos ou serviços na rede digital, tendo assim seu próprio negócio. VOCÊ pode ganhar o dinheiro com internet, mas Não se iluda com o que falam ganhar dinheiro na Internet é fácil e rápido. É necessário, Foco, Dedicação, Treinamento e disposição para estudar, experimentar, aplicar, aplicar e aplicar. Seja Feliz Sempre é o que desejo…

Gostou do artigo? Deixe abaixo o seu comentário!!Cancelar resposta

Pular para o conteúdo